Dia 10 de Março de 2017, 6ª feira, às 18:15H, no Café Santa Cruz, sessão de lançamentodo livro
“A ALUNA QUE BATEU NO PROFESSOR”.
Manuel Nunes mostra “neste livro, tendo como referência a metáfora da bofetada, o processo de aviltamente da educação em Portugal”, a cadeia de bofetadas que “tem vindo, desde há muito tempo, a agredir e a ofender a dignidade do ser professor”.
“Sim, a bofetada da ex-aluna não foi, afinal , mais do que isso: uma simples bofetada, uma bofetada banal, uma bofetada normal. Ou, dito de outro modo, apenas mais uma bofetada normal inserida como um elo normal no encadeamento de bofetadas normais com que a normalidade social, fora e dentro da escola(…) tem vindo , desde há muito tempo, a agredir e a ofender a dignidade do ser professor.
– E a cadeia de bofetadas ainda vai continuar a crescer, a aumentar e a engrossar- disse num murmúrio triste. de olhos fechados, amolecendo-se no sofá.- Estamos ainda muito longe do fim.
Sobre o autor:
Manuel da Silva Nunes nasceu em 1953 no concelho da Pampilhosa da Serra. Professor do Ensino Secundário, licenciado em Filosofia, pela Universidade de Coimbra. Esta é a segunda obra de índole pedagógica publicada pela Gradiva. A sua primeira obra intitula-se : A Professora, os Porcos e os Cisnes.