varela_pecurto

VARELA PÈCURTO, 90 ANOS DO DECANO DA COMUNICAÇÃO SOCIAL EM COIMBRA

VARELA PÈCURTO é o decano dos profissionais da Comunicação Social de Coimbra, um pioneiro da RTP na cidade e região tendo sido o seu primeiro correspondente. Uma vasta experiência profissional, do cinema à fotografia, permitiu a este mestre apurar uma estética de realismo (ou neo-realismo para sermos concretos e verificarmos como a mensagem simples e direta é comunicada pela obra de arte) o que o guinda a um plano altaneiro. Não podemos esquecer que À ÉPOCA ERA MODA ENTRAR NO SALONISMO, ou seja concorrer a Salões.

Assim o fez e conquistou vários prémios. A comunidade ou “corporação” dosmédia de Coimbra tem uma enorme e justificada deferência por VARELA PÈCURTO; tem ternura e afetos militantes, mas a sua cativante forma de ser e estar é duplicada por um trajeto de vida profissional impressionante. É a nossa versão de Manoel de Oliveira? Talvez. Mas é também a nossa versão de Luís Buñuel que esperava horas a fio pelo momento adequado para fixar um instantâneo de vida para a posteridade…. como o salto daquela menina no pátio. A foto da capa do catálogo de uma exposição sua que vimos há algum tempo mostra-nos que um raio deflagra sobre os emblemáticos Torre e Casario da Universidade de Coimbra. Foi preciso esperar, como Buñel, para conseguir aquele momento. VARELA PÈCURTO vai ficar (já está na História da Fotografia Portuguesa e representado em vários Museus). As VIÚVAS DA NAZARÉ, foto impressa na contracapa do catálogo (e muito em particular este registo da contra-capa) referentes à exposição que vimos há algum tempo e uma das suas últimas apresentações a que assisti colocam PÈCURTO como o fotógrafo, o repórter, o artista, num patamar de excelência internacional. Por mim coloco-o ao lado de Sergei Eisenstein pelos grandes planos que alcança e pela forma como cruza o documental com o ficcional mantendo elevados valores estéticos, aliás, fundamentais, tal como preconizava Mário Dionísio.
Completou há pouco 90 anos. Adivinho que o vamos ter até aos cem ou mais anos connosco a dar-nos a sua arte. Lamento que não haja apoio suficiente de municípios nem de entidades culturais diversas para VARELA PÈCURTO finalizar algumas obras de prosa e fotografia dedicadas a concelhos da nossa Região, livros que tem praticamente completos. Talvez seja hora de deixarmos o nosso comodismo hereditário ou atávico e colaborarmos todos no apoio às edições que VARELA PÈCURTO tem ainda em carteira para apresentar espólios fotográficos de concelhos que se não forem apoiados, talvez o ARTISTA-FOTÓGRAFO acabe por ceder, gratuitamente, a quem devia comprar, por elementar dever de
justiça, solidariedade e reconhecimento ao valoroso Varela Pècurto. Faltará por cá uma atividade financeiramente proactiva a favor da CULTURA FOTOGRÁFICA? Não sei responder mas considero
COIMBRA a grande Cidade da Fotografia a que os ENCONTROS vieram dar projeção internacional.

Deixo-lhe o meu abraço de parabéns, Caro Decano, AMIGO E COMPANHEIRO VARELA PÈCURTO, um Companheiro das nossas Reportagens Jornalísticas (AS SUAS FOTOS JORNALÍSTICAS para o
nosso velho JORNAL A BOLA) em que nem sempre o que os leitores nos diziam estar ótimo nos satisfazia. Quisemos, o Senhor e eu, sempre mais: e o meu amigo até fazia obras-primas: veja como eramos injustos! Em particular no VARELA PÈCURTO houve sempre a transcendência do artista.

Conte, Senhor VARELA PÉCURTO, muitos anos e mais trabalhos com a sua singular e superior qualidade.
Um abraço do seu companheiro e camarada de profissão, Sansão Coelho. E outro abraço desta vasta equipa do COIMBRA CANAL que o admira, tal como todos os conimbricenses e as personalidades de bem da cultura da nossa Cidade e da nossa Região de Coimbra.
_____________________________________________________________________________

ATENÇÃO: Entre em Protagonistas, aqui no COIMBRA-CANAL pode ser vista uma entrevista com o Grande e Mestre Eterno VARELA PÉCURTO. COIMBRA CANAL é um divulgador atento do que se faz de melhor na Arte e na Cultura em Coimbra…como já viram os nossos leitores, espetadores e ouvintes. COIMBRA CANAL na net… é rádio, televisão e jornal on-line. E sempre COIMBRA.

Interatividade: sansaocoelho@coimbracabal. Ou: sansaocoelho@sapo.pt

“COIMBRA CANAL”. DE COIMBRA PARA O MUNDO, O MEIO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL AUDIOVISUAL DO RIGOR E DO BAIRRISMO SALUTAR QUE ESPALHA A NOSSA CIDADE POR TODOS OS CANTOS DO MUNDO.

Um projeto de cultura, cidadania e intervenção.