Tango WesteLeste – a favor da Orquestra Geração – Coimbra


Dia 25 de novembro, no Auditório do Conservatório de Música de Coimbra, espetáculo pelo “Tango Westeleste” a favor da Orquestra Geração.
A Orquestra Geração de Coimbra é composta por crianças das Escolas de São Silvestre,Poeta Silva Gaio,Arco da Almedina. São Bartolomeu e Fonte da Talha.A Orquestra Geração tem como objetivo central o envolvimento educativo de crianças e jovens oriundos de contextos sociais carenciados, nos quais possam ocorrer situações de marginalidade e fragilidade do tecido familiar, e visa a integração social de crianças e jovens através da prática intensiva de orquestra (trabalho colaborativo por excelência). Pretende-se, através da realização musical, aumentar a auto estima das crianças e jovens integrados no Projeto, educando valores como o respeito pelo outro, o sentido de responsabilidade, contribuindo para o desenvolvimento harmonioso das jovens personalidades, combatendo o absentismo escolar, a procura da marginalidade, a cultura da “facilidade”, entre outros objetivos.
O Projeto Orquestra Geração tem assumido em Portugal um papel igualmente importante na aproximação e motivação das famílias dos alunos, no sentido da sua se integração progressiva nas atividades da orquestra, contribuindo para o alargamento do espectro de ação do Projeto, motivando e responsabilizando todo o agregado familiar na obtenção dos resultados esperados.
Criada inicialmente em Escolas da Grande Lisboa, o Projeto tem vindo estender-se a todo o país, congregando centenas de crianças e jovens sob a orientação de docentes contratados pelo Ministério da Educação e Ciência.
A Orquestra Geração | Sistema Europa é inspirada no Sistema Nacional das Orquestras Juvenis e Infantis da Venezuela que foi criado em 1975 pelo maestro José António Abreu.
Este Sistema tem na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar, e no maestro, Gustavo Dudamel, o seu expoente máximo de qualidade reconhecida mundialmente.