António Vilhena na FLIM – Brasil

Vai estar presente na Festa Literária Internacional de Maringá, Brasil,  de 13 a 18 de Setembro o escritor e poeta António Vilhena.

«Estou muito surpreendido. A minha vida nunca mais será igual. Foi-me dada uma oportunidade única e estou muito feliz». É assim que António Vilhena reage ao convite para participar na 3.ª edição da Feira Literária Internacional de Maringá (FLIM), que decorre de 13 a 18 de Setembro, no Brasil. Ainda para mais quando será o único português a marcar presença no certame, entre nomes grandes como José Eduardo Agualusa (Angola), Juan Pablo Villalobos (EUA), William C. Gordon – marido de Isabel Allende – (Austrália), Eric Chartiot (França) ou Frieda Liliana Morales Barco (Guatemala).

in “diário de Coimbra”

 

António Manuel Vilhena (Beja – Portugal, 14 de outubro de 1960). Licenciado em psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, mestre em Estudos Clássicos e doutorado em Mundo Antigo pela Faculdade de Letras na Universidade de Coimbra. Membro convidado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras de Universidade de Coimbra. Poeta, cronista e autor de livros infantis. Desempenha, actualmente, as funções de Curador da Casa da Escrita, em Coimbra. Foi vereador na Câmara Municipal de Coimbra de 2009 a 2013.
Pedimos emprestadas as palavras da doutora Nair de Nazaré Castro Soares, catedrática da Universidade de Coimbra que prefaciou o livro “Cartas a um Amor ausente”:
“No êxtase da palavra e do silêncio, entretece o poeta o sonho que o percorre, no espaço sem tempo e sem lugar, e anuncia imperecível, transfigurada, a verdade que o transcende. Em Cartas a Um Amor Ausente, o amor é a substância primeira, o sujeito e o objecto da narrativa poética. Dali parte, ali regressa. E, nesse amor tão escrupuloso, o autor põe uma tão comovida atenção, uma tal graça ingénua na estilização do mundo que é o seu, que a sua palavra, o que nos dá a ver, leva-nos a afirmar com Hölderlin que a poesia é a mais inocente das actividades. (…)”

Escritor português António Vilhena vem a SantosPoeta, cronista e autor infantil estará na Cidade no dia 25 (domingo)

11/09/2016 – 18:15 – Atualizado em 11/09/2016 – 18:27
Autor participa de encontro no Café Teatro Rolidei,
na Vila Mathias (Foto: Divulgação)

O escritor português António Vilhena está no Brasil, para a  3ª FLIM – Festa Literária Internacional de Maringá, com abertura na terça-feira (13),  e segue  para Santos e São Paulo.

Para recebê-lo, um grupo de escritores, pesquisadores e filósofos de Santos preparou o evento Encontro com o Autor António Vilhena,  na sede da ONG Tamtam.

A escritora Regina Alonso, o filósofo Almir José da Silva e a pesquisadora literária e cantora Alice Mesquita vão receber o poeta Vilhena no projeto Outras Palavras, dia 25 (domingo),  às 18 horas,  no espaço sociocultural educativo Café Teatro Rolidei (Av. Pinheiro Machado, 48, 3º piso, Vila Mathias).

O encontro prevê  bate-papo literário com o autor  e apresentação lítero-musical,  com poemas de Fernando Pessoa em estilo fado, pela cantora Sol Martines, acompanhada de Luis Arcas (violão) e Leandro Gomes (acordeão).

A apresentação tem participação  especial de   Adinan Moraes, cantando o fado “Loucura”. Em seguida, Vilhena autografará várias obras de sua autoria.

Ainda no dia 25, às 10 horas, ele também participa do programa de rádio Bom Dia Portugal, dirigido por Luciano Duarte, na radio Cacique (1510 AM).

Antes, no dia 23 (sexta), o autor visita a quase centenária Escola Portuguesa de Santos, de Educação Infantil, no bairro Vila Nova. O encontro com as crianças será mediado por  Teresa Teixeira Pinto e Regina Alonso, que farão leitura de uma obra infantil de Vilhena.

Histórico

Natural de Beja,  António Vilhena formou-se  em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação da Universidade de Coimbra, onde é mestre em Estudos Clássicos e doutor em Mundo Antigo, pela Faculdade de Letras da mesma universidade.

Membro convidado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Faculdade de Letras de Universidade de Coimbra, é poeta, cronista e autor de livros infantis. Desempenha, atualmente, as funções de curador da Casa da Escrita, em Coimbra.

O escritor publica desde 1987 e está com três livros no prelo, como Poesia – Só Há Uma Vida e Uma Morte, Crônicas – A Valsa dos Insultos e Infantil – Os Olhos do Coração.

http://www.atribuna.com.br/noticias/noticias-detalhe/cultura/escritor-portugues-antonio-vilhena-vem-a-santos/?cHash=4ee323e5e7fee591c24e25fddc466ec8

vilhena-3