bannerFace_viiiFestivalChanfana

VIII Festival Gastronómico da Chanfana – Lousã

O VIII Festival Gastronómico da Lousã é um dos eventos âncora do calendário de animação do Concelho e que cumpre vários objectivos.

O primeiro – e mais óbvio de todos – a promoção desta fantástica iguaria que é a Chanfana, contribuindo, também, para a preservação de toda a cultura gastronómica – e não só – que lhe está associada, como por exemplo a sopa de casamento. Depois, ao associar a este Festival os produtos endógenos – como o Mel DOP Serra da Lousã – ou outros produtos de excelência, como o Licor Beirão ou a doçaria Lousanense, criamos um produto de referência, que todos os anos atrai milhares de comensais à Lousã, concorrendo assim, também, este Festival para a promoção do Concelho e da Região. Este é o segundo objectivo, a que se junta a dinamização económica – em rede e circular – de toda uma cadeia associada à restauração, que vai desde a produção até à degustação final. E finalmente, este ano, na primeira edição depois da Mesa Terras da Chanfana ter conquistado a distinção das 7 Maravilhas, este Festival marca também a colaboração saudável entre quatro Municípios na construção de uma oferta diferenciadora. São 20 Restaurantes em que se pode deliciar com a nossa Chanfana, mas que funcionam como porta de entrada para a descoberta de um Concelho e de uma Região fantástica.

 O VIII Festival Gastronómico da Chanfana decorre num dos 20 restaurantes aderentes, de 22 de fevereiro a 3 de março – organizado pela Câmara Municipal da Lousã – e apoiado pela Turismo do Centro, Aldeias do Xisto, Delta, Cooperativa Lousamel, Licor Beirão, Vinhos Quinta de Foz de Arouce e Fábrica de Pastelaria São Silvestre.

APOIO: COIMBRA CANAL