coimbra florida

Recantos… primaveris na cidade das rosas

Mesmo que não tivesse consultado a informação especializada bastaria o simples gesto de entrar no Google para saber que o primeiro dia de primavera foi hoje, 20 de março. o Google apareceu florido e sempre COM OS ATRATIVOS SIGNOS, INDÍCIOS OU CLAROS SINAIS do dia adequado ou da efeméride a celebrar: espantoso!

Estou a escrever quase à noite. A primavera chegou à noitinha.  Aqui, no Coimbra Canal, temos muitas flores à nossa espera em particular rosas, provavelmente, o mais forte símbolo de Coimbra. Podiam ser arrufadas, doces conventuais ou o Choupal agora com novo acesso. Podia ser o Zeca Afonso ou Miguel Torga. Ou o Carlitos porque o Táxeira já nos deixou. Talvez pudesse ser o orgulho Conimbricense , um fluido que nos vai percorrendo alma e corpo. Cada vez somos mais, e mais unidos,  a dizermos o quanto queremos bem a Coimbra. Há uns tantos que o afirmam publicamente; há outros que se calam, mas quem cala consente; há outros que sentem esta chama coimbrã que nos leva a desejar fazer de Coimbra e da Região Centro o que há de melhor em Portugal e na Europa, essa, a Europa feita de Regiões.
OLHEM PARA AS BONITAS MULHERES DE COIMBRA E NÃO OLHEM, APENAS, PARA OS NOSSOS BELOS MONUMENTOS
É preciso informar toda a gente quanto Coimbra está mais florida e bonita.
Não apenas pela primavera que chegou, mas pelo bairrismo que se sente e se consente e pelo qual cada um de nós deve ser exigente. Isto até rima e amanhã, 21 de março, é o Dia da Poesia. E não só. É um Dia de vários dias. Até do Dia para festejarmos a felicidade. Quem no-la dera, tal como a primavera. E a poesia. E COIMBRA, qual airosa tricana ou mulher-estudante (o que tanto faz) porque todas as mulheres são bonitas. E as de Coimbra, meu Deus! Como são tão bonitas!!! Ser uma Cidade da Saúde e do Conhecimento também implica cuidar do físico, não só trabalhar o “cognitivo”: talvez, por isso, as mulheres de Coimbra andem sempre tão bem ataviadas e são exuberantemente bonitas. Quem me acompanha?
Todos? É óbvio. Também era o que esperava.
Quando puderem vão à Baixa ou à Alta, a Celas ou aos Olivais e não olhem, por favor, apenas, para os belos monumentos da nossa bela
cidade. Olhem, em especial, para as lindas Mulheres de Coimbra.
Verdade? Tanta flor… JÁ CHEGOU A PRIMAVERA. Coimbra é uma “cidade feminina” (quem o disse foi o poeta aqui nascido) …e está cada vez mais linda e primaveril. Femininamente bela. Deixem-me dar um toque cosmopolita à coisa: Coimbra… BELLISSIMA.

Interatividade: sansaocoelho@coimbracanal.com