advento1

Concertos de Advento “Trégua de Natal”

Concertos de Advento “Trégua de Natal” – Igreja Matriz da Lousã. Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, dirigido pelo maestro Avelino Correia.

A Câmara Municipal da Lousã, no âmbito do Projeto 5 Municípios, 5 Culturas, 5 Sentidos, promoveu, ao longo do Advento, um conjunto de concertos, que tiveram lugar nas quatro Freguesias do Concelho.

Sob a designação “ Trégua de Natal”, este conjunto de concertos resulta do trabalho realizado, em regime de Residência Artística, pelas Associação Filarmónica Serpinense, Sociedade Filarmónica Lousanense, Orquestra Ligeira da Associação Recreativa Cultural e Social das Gândaras e Coro Misto da Sociedade Filarmónica Lousanense, de preparação de um reportório para uma apresentação que permita divulgar e valorizar, em todo o Concelho, o trabalho realizado pelas associações em prol da aprendizagem da música e educação de públicos, e que potencie também o trabalho colaborativo e a partilha de experiências dos diferentes grupos e artistas.

Com as Residências Artísticas “Trégua de Natal” evoca-se um episódio da 1ª Grande Guerra, em que os soldados, em 24 de dezembro de 1914, saíram das trincheiras e celebraram em conjunto o Natal, fazendo uma trégua de paz. No ano em que se assinala o centenário do fim deste conflito, este episódio foi mote para este trabalho conjunto das diferentes associações, simbolicamente desafiadas a sair das suas trincheiras, e a anunciar, pelo trabalho conjunto, o advento de um tempo que se deseja, globalmente, de cooperação e de paz.

21 de dezembro 2018

advento 2

advento 2

 

advento 2

 

advento 2

 

 

advento1